terça-feira, 22 de maio de 2012

Alunos criativos - 2


Seguindo o modelo do conto “Um segredo” de Rosa Lobato de Faria, o aluno Pedro Matos, do 10.º C, redigiu o seguinte relato autobiográfico de um objeto que era muito querido a alguém:

      Tic-tac, tic-tac. Dançam os meus ponteiros a este som das rodas dentadas. Dançam num palco de brilhantes traços e números, contando as voltas do mundo até que as baterias se gastem.
     Os meus braços roxos que outrora abraçavam o pulso de uma rapariga de cabelos loiros, abraçam, agora, o de um rapaz que desejava poder chamar “amor” àquela jovem. Sei disto, porque ele me conta. Tudo o que ouço, guardo como um segredo e as revelações que estão agora guardadas nos meus ponteiros são as deste rapaz. Ele já me perguntou quais os segredos que eu sabia da minha antiga dona, mas não obteve nenhuma resposta, pois eu sou um relógio e a única coisa que sei dizer é…tic-tac, tic-tac.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-KApo3glIXGYEgLyv3BvQRRogg7ta9bNKGLjp8jHMejQz__Ebz0olqfqOwvabVizJ_8l7dg40OzuYsBIIgx2pidf3q916ZYJHPw-3yRgoAaLuK4RTJ8NhmT7kJb352XeeuUg2IDuRdzOA/s320/rel%C3%B3gio+1010.jpg


Seguindo o mesmo modelo do conto “Um segredo” de Rosa Lobato de Faria, também o aluno André Cruz do 10.º C redigiu o seguinte relato autobiográfico de um objeto que lhe é muito querido:

Fonte: http://www.dv247.com/assets/products/37113_l.jpg

      Desde os meus leves e finos cabelos de nylon ao meu extenso e forte braço, eu vos venho falar da minha vida que apenas tem um dono.
     Logo que o vi, apreciei o seu estilo, as suas mãos, os seus olhos e apercebi-me logo que tinha chegado a hora de deixar as minhas colegas e sair, de uma vez por todas, daquela pequena loja, ao fundo da rua.
     Nasci há cerca de três anos numa pequena vila a norte de Munique, na Alemanha, numa enorme fábrica de divino encanto. Sou feita de uma madeira intensa e tenho um tom que lembra o pôr-do-sol.
     Desde então, tem sido quase como um amor platónico, o que sinto pelo meu dono. As suas mãos suaves e agressivas ao mesmo tempo encerram um contraste estranhamente agradável. Fui batizada como Bianca mas, na verdade, sou uma Epiphone LP 100. Com o meu amo, sinto-me realizada!

Baseado no conto “Um segredo” in «Os Linhos da avó» de Rosa Lobato de Faria.


NOTA: Felicitamos os alunos que realizaram estes bons trabalhos e nos permitiram a sua publicação com os títulos Trabalhos criativos 1 e Trabalhos criativos 2.
 Parabéns aos autores e à professora que os incentivou à criação!

Sem comentários:

Enviar um comentário