Concursos e projetos

Obras selecionadas para o Concurso Nacional de Leitura, fase de escola, a decorrer em janeiro de 2020.



Depois da realização de uma prova escrita, decorreu, no mês de fevereiro, na biblioteca de cada edifício, a prova oral com vista à selecção de três alunos, representantes do 1º.,  3º. Ciclos e Ensino Secundário, que irão representar o nosso Agrupamento na fase Intermunicipal, a decorrer entre 1 a 31 de maio.
Os alunos seleccionados tiveram oportunidade de evidenciar não só as competências leitoras, opiniões sobre as obras, mas também reflectir sobre temas atuais.
Apesar de participarem alunos de várias turmas, ficaram apurados os seguintes alunos:
1º. Ciclo- Íris Costa Lemos
3º. Ciclo – Clara Almeida Sousa – 8º. A

Ensino Secundário- Maria Isabel Carvalho Rodrigues 







  Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura
 No dia 27 de maio teve lugar a Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura que decorreu na Biblioteca Municipal em Boticas. Os alunos do nosso Agrupamento voltaram a participar nos escalões do 3º. Ciclo e Ensino Secundário.
Gonçalo Machado Costa do 7 º ano da EBI de Pedras Salgadas destacou-se na prova escrita, tendo sido apurado para a prova oral. Parabéns pelo seu desempenho. 

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2016/2017, 11ª EDIÇÃO | CALENDÁRIO

Abertura 24 Outubro 2016 - Informação em Concursos PNL e nos sítios dos parceiros  Até 11 Novembro 2016 - INSCRIÇÃO – Preencher, no SIPNL, Formulário de Inscrição 2016/2017 Até 18 Novembro 2016 - Publicação da lista das escolas inscritas - Concursos PNL
1ª Fase | Escolas Até 27 Janeiro 2017 - Provas nas escolas - Apurar vencedores +  Registar no SIPNL – Obras lidas + Alunos apurados para a fase seguinte Até 10 Fevereiro 2017 Publicação da lista de Alunos apurados na 1ª Fase - Concursos PNL
2ª Fase | Bibliotecas Municipais Até 05 Maio 2017 - Provas nas Bibliotecas Municipais (DGLAB) - Apurar vencedores no país e nas escolas portuguesas no estrangeiro (Camões IP + DGAE/DSEEPE) Até 12 Maio 2017 - Publicação da lista de Alunos apurados na 2ª Fase + Obras a ler para a 3ª Fase - Concursos PNL
3ª Fase | Final Nacional Até 12 Maio 2017 - Divulgação das obras a ler Junho | Julho 2017 - Prova Final (Regulamento próprio)

  

Concurso Nacional de Leitura, 2015-2016, 10ª Edição

O Plano Nacional de Leitura [PNL] organiza a 10ª Edição do Concurso Nacional de Leitura [CNL] que vai ocorrer entre o dia 20 de Outubro de 2015, data oficial de abertura, e o final do terceiro período letivo.
1ª Fase - Escolas
Provas nas Escolas - Até 23 de Janeiro de 2016 2ª Fase - Distrital Provas Distritais nas Bibliotecas Municipais - Até 30 de Abril de 2016 3ª Fase - Final Nacional Divulgação das obras a ler - Entre 08 e 12 de Maio de 2016 Final Nacional - Final de Junho/Princípio de Julho de 2016
Queres participar no Concurso Nacional de Leitura?
As obras de leitura obrigatória para participares no concurso já estão disponíveis, para requisição, na tua biblioteca. 
Inscreve-te na BIBLIOTECA, ou junto do teu professor de Português, até ao dia 17 de dezembro. As obras de leitura obrigatória para a a 1ª fase deste escalão (Prova a nível de escola) são: Para alunos do 3º Ciclo:"Sexta -feira ou a vida selvagem" de Michel Tournier Para os alunos do Ensino Secundário:"A pérola" de John Steinbeck
_____________________________________________________________

 O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa pioneira e inovadora de incentivo à leitura, à escrita, à arte e de ajuda aos que mais necessitam.

Trata-se de um desafio anual lançado a escolas para criar histórias com recurso à imaginação e à criatividade.
Todo o resultado é compilado numa obra coletiva que junta contos escritos por pequenos grandes autores, protagonistas desta rede de afetos co-orientados por professores solidários em contexto de sala de aula. Os contos após seleção são pincelados por artistas solidários que dão cor e magia.
Uma criança que lê e escreve mais será certamente um adulto mais incluído!
Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento direcionado a famílias e crianças em idade escolar.
In “Ajudaris” consultado em 16/11/15 em http://site.ajudaris.org/historias-da-ajudaris/
Como apoiar este projeto: – Adquire os exemplares “Histórias da Ajudaris” por apenas 5 euros, na tua biblioteca.
Este ano, estão publicados os trabalhos dos alunos vencedores do nosso Agrupamento. Conhece os seus textos e as belíssimas ilustrações que os acompanham.

Programa e prémios da fase distrital do Concurso Plano Nacional de Leitura


Normas do Concurso Nacional de Leitura

Caros(as) concorrentes do CNL Já se encontram definidas as normas pra a  2ª fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Lê-as atentamente. Se tiveres dúvidas, entra em contacto com a tua BE. Boas leituras. Para as conheceres acede aqui  Normas-Participante 

 ________________________________________

Vais poder requisitar estes livros na tua biblioteca. Está atento!

Concursos PNL - FAÇA LÁ UM POEMA

Projeto “SOBE” - Saúde Oral em Biblioteca Escolar
À semelhança do 1º Período, decorreram pelas 11h, no dia 30 de janeiro em Pedras Salgadas e no dia 6 de fevereiro em Vila Pouca, mais duas sessões de saúde oral, nas Bibliotecas escolares, para os alunos do 2º ano. Uma organização conjunta entre a professora bibliotecária Arminda, equipa da Saúde e professoras das turmas envolvidas.
Desta vez, foram também convidados para assistir os Pais/Encarregados de Educação, quer na escola de Pedras Salgadas quer no Centro Escolar.
A enfermeira Ângela, alertou todos mais uma vez para a importância da higiene oral, prevenção e tratamento de problemas dentários e esclareceu os Encarregados de Educação sobre a utilização dos cheques-dentista. Todos os presentes receberam o cheque do seu Educando. Os restantes serão entregues aos Pais pelo diretor de turma.
Nestas sessões, os alunos ouviram as canções “Escovar os dentes”, “A canção da boca” e as histórias “ Branca de Neve e a rainha dos dentes amarelos” e “Os três porquinhos e o lobo com mau hálito, do projeto “SOBE”. No final fizeram uma ficha de consolidação de conhecimentos sobre o que aprenderam.
Felicitamos todos os Pais/Encarregados de Educação que se mostraram empenhados na saúde oral dos seus Educandos. Devido ao horário de trabalho nem todos puderam comparecer, mas ainda conseguiram assistir a esta palestra 11Pais em Pedras Salgadas e 14 em Vila Pouca. Com estas ações todos juntos vamos conseguir boas leituras e sorrisos saudáveis.
PB - Arminda

Alunos apurados

Alunos apurados para a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura - Prova de Seleção

Nos dias 8 e 9 de janeiro vai realizar-se, no nosso Agrupamento, a 1ª Prova de seleção para o Concurso Nacional de Leitura, nos escalões de 3.º Ciclo e Ensino Secundário. A prova decorrerá na Biblioteca, no horário já previamente divulgado.
Estás preparado(a)? 
A BE deseja-te uma boa classificação!
_________________________________________________________

Concurso Nacional de Leitura - 1ªFase

         Prova a Nível de Escola - Data da realização
______________________________________________________________ As obras de leitura obrigatória para participares no concurso já estão disponíveis, para requisição, na tua biblioteca. Se preferires, podes ter acesso às mesmas aqui, no nosso blogue, na página " BE- Digital".

quinta-feira, 23 de Outubro de 2014


Concurso Nacional de Leitura

Está oficialmente aberta a 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2014/2015 e que, como é habitual, se vai desenvolver em 3 fases:
1ª Fase: Provas nas Escolas, com apuramento dos vencedores - até 22 de janeiro.
2ª Fase: Provas Distritais - até 30 de abril.
3ª Fase: Final Nacional - até final de junho/princípio de julho.
A participação está aberta a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário. Pode-se aceder ao regulamento deste concurso e outras informações AQUI
Lembramos o ótimo desempenho dos alunos do nosso agrupamento que participaram neste concurso, no ano anterior. Entre todas as escolas concorrentes do distrito, os alunos do nosso agrupamento obtiveram o honroso 2º lugar, tanto no escalão do 3º Ciclo como no escalão do Ensino Secundário. Este ano, vamos ainda fazer melhor!
Participa! Fala com o teu professor de Português ou com a equipa da tua Biblioteca.

 

Auscultação aos jovens: Futuro da Internet.

Está a decorrer uma auscultação aos jovens de toda a Europa sobre o futuro da Internet. Existe uma página para cada país da Comissão Europeia, onde os jovens podem deixar as suas sugestões. Essas sugestões serão votadas no futuro e os jovens com mais votos serão convidados para ir a Bruxelas apresentar os seus argumentos, no âmbito do Safer Internet Forum.
Portugal: Que direitos digitais e oportunidades devemos ter para realizar os nossos sonhos?
Nós, representantes dos jovens de toda a Europa, convidamos-te a dizer aos responsáveis ​​políticos e à indústria como deveria ser o futuro da Internet. Quais devem ser os teus direitos e oportunidades digitais? Diz -nos o que é importante para ti no que respeita ao teu futuro online.  
A página do website Youth Manifesto dedicada a Portugal, pode ser encontrada no link (https://tricider.com/en/brainstorming/1TSpD?wicket:pageMapName=wicket-0), aí poderás postar as tuas ideias, debater os prós e os contras com outros jovens, e votar em questões que aches que são as mais importantes.
Esta iniciativa faz parte de um processo de consulta que será realizada em duas fases: a primeira online usando esta plataforma para expressar e partilhar ideias e a tua visão de futuro (podes discutir este assunto também na escola juntamente com os teus colegas e professores e deixar no website os resultados dessa discussão). Na segunda fase os jovens que tiveram ideias mais votadas, serão convidados para irem a Bruxelas em Novembro de 2014 ao Safer Internet Fórum, para apresentarem as suas ideias aos decisores políticos e às pessoas da indústria. Esta é a tua oportunidade de teres a tua voz ouvida, e esperamos que a aceites e uses.
Leva o seu tempo que necessitas para pensar sobre as perguntas que se seguem e partilha depois os teus pensamentos online:
1. Qual seria a única coisa que mudarias para fazer uma internet melhor?
2. A internet tem 25 anos de idade. Como pensas que vai parecer a Internet daqui a 25 anos? O que devia garantir?

 

Resultados da Fase Distrital do CNL

Informações sobre o CNL já disponíveis no site da Biblioteca Municipal
LOGOTIPO-CNL Já se encontram disponíveis, no site da Biblioteca Municipal, todas as informações relativas ao Concurso Nacional de Leitura 2013/2014 cuja final da fase distrital, se realizará em Mondim de Basto, no dia 7 de maio. Consulte tudo o que precisa saber aqui.

 

Concurso Nacional de Leitura - Alunos apurados na 1ª Fase

 

Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase

 

Concurso Nacional de Leitura - Prova de Seleção

 

Concurso Nacional de Leitura

 

Inscrições para o Concurso Nacional de Leitura

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA -2013/14 O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, no ano letivo de 2013 / 2014, a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Clique em: PLANO NACIONAL DE LEITURA
Já foram selecionadas as duas obras para o Concurso Nacional de Leitura, fase da escola, para o 1º escalão (3º ciclo). Trata-se de “ O velho e o mar ” de Ernest Hemingway e o  conto“ Saga ” de Sophia de Mello Breyner in "Histórias da Terra e do Mar".
     
Os alunos devem fazer a inscrição na biblioteca ou junto dos respetivos professores de Língua Portuguesa até ao dia 26 de novembro. A prova que selecionará os alunos para a Prova Distrital realizar-se-á no dia 7 de janeiro de 2014. 
_________________________________________________________________ O projeto PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares lançam, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o concurso A Europa no Futuro. “No sentido de promover uma reflexão sobre a Europa, os seus desafios e as múltiplas respostas que nela encontrarão as gerações mais jovens, é lançado o presente concurso de jornais e revistas escolares, tendo em vista a potencialidade destes meios na discussão de temas tão relevantes como o que é proposto. Para além de promover a reflexão crítica, o concurso pretende fazer do jornal/revista escolar um instrumento cívico de discussão e diálogo, estimulando a prática do jornalismo escolar, no sentido de uma verdadeira educação para os media” Portal RBE O concurso destina-se a premiar jornais ou revistas, de formatos diversos, designadamente A4 ou A3, de pelo menos quatro páginas, da autoria de alunos e professores do ensino secundário. Os jornais/revistas devem ser realizados por grupos de alunos com um mínimo de 12 e um máximo de 16 elementos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos de idade, obrigatoriamente coordenados por um ou dois professores. “Os jornais e revistas a produzir em formato digital deverão ser enviados, até ao dia 15 de Julho de 2013, para o seguinte endereço de correio eletrónico: aeuropanofuturo@gmail.com, e podem conter notícias, reportagens, inquéritos, entrevistas, artigos de opinião, entre outros. A apreciação dos trabalhos terá em conta a criatividade e originalidade, o espírito crítico e a qualidade da informação veiculada, bem como o rigor, a clareza e a apresentação gráfica. O prémio consiste na participação dos autores do trabalho premiado numa sessão da Euroscola em Estrasburgo (Parlamento Europeu). O trabalho premiado será divulgado em Setembro no blogue Página 23 do Jornal PÚBLICO e no portal da Rede de Bibliotecas Escolares.” Portal RBE Mais informações em:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/928.html Regulamento do concurso disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=928&fileName=Regulamento_A_Europa_no_Futuro.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário