Novidades

__

Visit My Photos - 1 Pics



teste
________________________

 

  Apoio ao Estudo

Muitos testes para realizar? Preocupado com o estudo das matérias? Revisões? Exercícios de consolidação de conteúdos?
Fonte da imagem:www.futuroseguro.org
Vai até à secção “Os nossos recursos em linha” / APOIO AO ESTUDO (no lado direito do nosso Blogue) e explora/utiliza as ferramentas que aí tens à tua disposição. Podes pesquisar pelas etiquetas (tags). Entra, por exemplo, em "resumos" e descobre o que mais te pode interessar. ______________________________________________________________

Encontra, na secção " OS NOSSOS RECURSOS EM LINHA"/APOIO AO ESTUDO, este dossier temático-pedagógico, da autoria da Direção Geral da Educação, sobre a figura e obra do grande historiador:

 António José Saraiva:

     *************************** ****************************

Uma nova ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem

Já conhecem?

       É um portal de interesse para alunos, pais e professores. que resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP. Contém vídeos, áudios, fotos, textos e infografias sobre vários temas. Inclui também uma área infantil com músicas, jogos e vídeos para os mais pequenos.
Visitem e explorem! 
Podem entrar aqui
 ________________________________________________________________ Já conheces estes livros? A nossa biblioteca fez novas aquisições e estão agora disponíveis, para requisição, na BE do edifício da Escola Secundária. Lê mais! Quem lê mais, sabe mais!
Novas aquisições da nossa Biblioteca que estão já disponíveis para requisição dos nossos leitores:
Além de outras informações, esta página destina-se a divulgar as novas aquisições que os utilizadores poderão encontrar na nossa Biblioteca.
Sinopse: Aqui se reúnem histórias escritas pelo simples prazer de contar histórias. Ao correr da pena, as palavras foram-se seguindo, chamando-se umas às outras, caminhando por montes e vales, fazendo estalar a magia em aventuras misteriosas e fantásticas. São histórias de rainhas e reis, príncipes e princesas, histórias onde as estrelas podem cair do céu e entrar pelo mar dentro e onde conhecemos estranhas personagens como Pulquéria a domadora de palavras selvagens ou a velhinha que dava milho real a pombos imaginários. Histórias que devemos ter sempre à mão para aqueles momentos em que um menino, mais pequeno ou maior, de 8 ou de 80 anos, abre um sorriso e nos pede: "Conta-me uma história!"
*************
Sinopse: Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Varjak é um gato azul da Mesopotâmia. Sempre viveu, com a sua família, no interior de uma casa isolada no cimo de uma colina. No entanto, a partir do momento em que o seu lar é tomado por um cavalheiro e dois ameaçadores gatos, Varjak é forçado a procurar ajuda na cidade. Graças ao seu antepassado Jalal, Varjak vence desafios e descobre terríveis segredos sobre os Desaparecidos. Mas será que ele consegue salvar a família?
**************
Sinopse: Uma das mais memoráveis obras sobre a Grande Guerra. Publicado em 1926, A Recompensa do Soldado é a primeira obra de Faulkner e um dos mais memoráveis romances sobre a Primeira Guerra Mundial. Relata a história de um veterano que regressa a casa ferido, seguindo a vida de três soldados e o impacto do seu regresso sobre a vida das pessoas, particularmente das mulheres, que foram deixadas para trás. Encontramos aqui já a voz inconfundível de Faulkner, o seu estilo original e magistral nesta história de esperança, de humor negro, e de desespero.
***************
Sinopse: Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. "Chico da Juliana era um grande artista". Com as suas mãos, calejadas pela vida e pelo ofício, afagava pacientemente a pedra que haveria de transformar em anjo. Henrique admirava, fascinado, o seu amigo, distante na idade mas próximo no afecto que os ligava. Esse anjo haveria de testemunhar essa amizade e admiração, ficando a perpetuar a vida de Chico da Juliana.
****************
Sinopse: Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História de Portugal nos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. Era Uma Vez um Rei Conquistador conta-te a história de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Conhecerás também as aventuras e conquistas que levaram à fundação do teu país.
*****************
Sinopse:
Ela ficou a olhar para o carro, até que ele desapareceu ao fundo da rua. Depois correu para casa abriu a porta, atravessou o corredor, entrou no quarto, abriu a gaveta, encontrou a agenda. Teclou o número no telemóvel. Ela sabe que vai finalmente regressar a casa. Diz-se muitas vezes que a nossa vida é um palco. No caso de Branca, que nasceu no meio de uma enorme salva de palmas, a expressão é mesmo para ser levada à letra —como, mais tarde, ela acabará por perceber.
******************
Sinopse:
Esta é a história de Max, um rapaz de oito anos que tinha muita energia e era aplicado nos estudos… até ao dia em que apareceu um estranho ser de cor azulada: Pê, o Monstro da Preguiça. Max tem então de lutar para conseguir derrotar o monstro azul e acaba por descobrir que há só uma maneira de sair vitorioso desta difícil luta…
********************
Sinopse: Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. Duas histórias de amor e uma de Natal. Em comum, a respiração fantástica dos grandes contos tradicionais. Em «Zulaida e o Poeta» e «A Rainha das Sombras», José Fanha fala-nos de amor e da sua força que move montanhas! «Pássaros de lata» conta-nos como o sonho de um passarinheiro se realiza, gracas à perna partida do Pai Natal...
******************
A história real do menino que esteve no Céu e trouxe de lá uma mensagem
Sinopse: Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes. Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar.
******************
"Não sendo um balanço das minhas crónicas , este Abraço é sobretudo um balanço de mim próprio”
J. l. Peixoto __________________________________________________________________________________
No 3º Período temos mais novidades à nossa disposição.
7x25 História da Libertdade
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. 7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
********************************************************************************
A História de Inês de Castro
O amor de Inês de Castro e D. Pedro é e foi fonte de inspiração de muitos poetas e escritores. Aqui vão alguns exemplos de grandes obras, bem como, um exemplo de livros que se encontram á venda.
Nota: Estas obras estão organizadas por ordem cronológica (aquando foram escritas)
Objecto de considerável produção artística, Inês de Castro parece não ter morrido em vão. Se não para manter airosos os destinos de Portugal, como ansiavam os seus algozes, ao menos para, fenecendo, eternizar-se como a representação deste sentimento tão português que é a saudade.
Nesse processo, a mistificação é capital, e redefine os conceitos de realidade e verosimilhança quando se depara com a obra literária, capaz de reunir todos os discursos num só.
**********************************************************************************
O dia em que matarm o REI
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma estadia em Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço. Numa linguagem simples e adequada, explica-se aos mais pequenos este acontecimento e a sua importância na História de Portugal.
**********************************************************************************************************
Um auto à república
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Para comemoração do centenário da implantação da República, os alunos de uma escola resolveram aceitar o desafio da professora Augusta: comemorar o evento, através de uma representação teatral. Façamos com eles uma viagem ao passado ainda tão vivo; acompanhemos os acontecimentos e o entusiasmo das personagens que impulsionaram a mudança; recordemos os antecedentes, as lutas, as vitórias, os reveses e a paixão daqueles homens que inscreveram a história da sua Pátria na grande página da História da Humanidade.
*********************************************************************************************************
Castelos e Cavaleiros
Dos terríveis cercos às sanguinárias batalhas, das justas aos banquetes.
Entra pela ponte levadiça de um castelo medieval, sobe às ameias e observa o exército que se preparar para conquistar o teu castelo. Descobre como viviam e combatiam os cavaleiros das épocas antigas.
Escrito num estilo que busca ser acessível e repleta de fatos e de fotografias, a colecção 'Mundo Fantástico' é indicado à crianças.
**********************************************************************************************************
 A minha primeira República
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade I. No dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país. A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano. As ilustrações de Afonso Cruz dão à narrativa o tempero e a força das imagens vivas e coloridas. Escrito a pensar nos mais novos, este livro, imaginado e feito de olhos postos na memória e na história de Portugal, pode ser lido por públicos de todas as idades. Revisitar esse tempo e essa memória é reencontrar um país que viveu um tempo único e intenso de transformação e mudança e conhecer um pouco mais de perto as pessoas que tinham um sonho e um ideal para cumprir.
**********************************************************************************
O destino de um guerreiro.
Desde os Lusitanos, os primeiros habitantes do território português, até à entrada na União Europeia em 1986, a colecção "História de Portugal" descreve os principais acontecimentos que ocorreram no nosso país. Devidamente documentados e profusamente ilustrados, os 17 episódios da nossa história narrados nesta colecção, têm uma base pedagógica e destinam-se a crianças em idade escolares. Além de um glossário em cada volume, constarão fichas biográficas de personalidades relacionadas com o período histórico tratado. A colecção tem revisão científica da Dr.ª Cristina Pimenta, investigadora do CEPESE, da Universidade do Porto.
*********************************************************************************************************
Um Pais a espera de nascer
Desde os Lusitanos, os primeiros habitantes do território português, até à entrada na União Europeia em 1986, a colecção "História de Portugal" descreve os principais acontecimentos que ocorreram no nosso país. Devidamente documentados e profusamente ilustrados, os 17 episódios da nossa história narrados nesta colecção, têm uma base pedagógica e destinam-se a crianças em idade escolares. Além de um glossário em cada volume, constarão fichas biográficas de personalidades relacionadas com o período histórico tratado. A colecção tem revisão científica da Dr.ª Cristina Pimenta, investigadora do CEPESE, da Universidade do Porto.
***********************************************************************************
Como nasceu Portugal
Desde os Lusitanos, os primeiros habitantes do território português, até à entrada na União Europeia em 1986, a colecção "História de Portugal" descreve os principais acontecimentos que ocorreram no nosso país. Devidamente documentados e profusamente ilustrados, os 17 episódios da nossa história narrados nesta colecção, têm uma base pedagógica e destinam-se a crianças em idade escolares. Além de um glossário em cada volume, constarão fichas biográficas de personalidades relacionadas com o período histórico tratado. A colecção tem revisão científica da Dr.ª Cristina Pimenta, investigadora do CEPESE, da Universidade do Porto.
 **********************************************************************************
Uma aventura até a India
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. Desde os Lusitanos, os primeiros habitantes do território português, até à entrada na União Europeia em 1986, a colecção "História de Portugal" descreve os principais acontecimentos que ocorreram no nosso país. Devidamente documentados e profusamente ilustrados, os 17 episódios da nossa história narrados nesta colecção, têm uma base pedagógica e destinam-se a crianças em idade escolares. Além de um glossário em cada volume, constarão fichas biográficas de personalidades relacionadas com o período histórico tratado. A colecção tem revisão científica da Dr.ª Cristina Pimenta, investigadora do CEPESE, da Universidade do Porto.
**********************************************************************************
O meu album do universo.
O que é o Bing Bang? Como se formou o sistema solar? Porque é que a lua muda de forma no céu? É verdade que as estrelas nascem e morrem? O que é um buraco negro? Será que estamos sós no Universo? O sábio professor Genius abre-nos as páginas do seu álbum do Universo. O erudito apresenta os grandes temas, da forma mais simples possível, num estilo pessoal e acessível. Através da recolha de reflexões, relatos, explicações científicas, recordações de viagens, recortes de jornais, ilustrações, fotografias e esboços, o professor Genius cria uma obra dinâmica que orienta-nos na sua exploração do Universo. Boa leitura e sobretudo, nunca te esqueças de que deves questionar-te, frequentemente ... e deixares-te maravilhar (Prof. Genius) "(...) o álbum é lúdico, de consulta agradável, sendo simultaneamente muito instrutivo." - Hubert Reeves.
*********************************************************************************************************
Salvemos a Terra
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. Salvemos a Terra é uma enciclopédia familiar que homenageia o fantástico mundo onde vivemos. Com este livro, toda a família vai poder explorar cada habitat do planeta, examinar como as mudanças climatéricas afectam os animais e as plantas e obter conselhos práticos para ajudar a proteger o planeta.
***********************************************************************************

Sem comentários:

Enviar um comentário