terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Nacional das Bibliotecas Escolares - Trabalhos dos alunos


As bibliotecas são como as prendas do Natal. Caixas cobertas como  embrulhos de mil cores e fechadas com um grande laço, brilhante. O que todos desejam... é o elas que contêm. Normalmente são: um brinquedo, um comboio, um urso de peluche e, para os mais graúdos, um ipad ou um computador. Mas, no caso das bibliotecas, temos um tesouro muito maior e mais variado. Um autêntico arco-íris de livros, uns de capa grossa, outros de capa fina, uns roxos, outros amarelos, mas todos com um mundo diferente a descobrir!


É estranho... mas a biblioteca é também um resguardo do mundo! Quando estamos lá, parece que entramos num mundo mágico. Abrimos a porta e invade-nos imediatamente uma onda de emoções. Sentamo-nos e parece que nos isolamos do mundo para vivermos num outro – o mundo e a vida das personagens dos livros. Então, somos outros! Somos ricos!


Laura Leal da Costa, nº8, 9.ºA

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

28 de outubro - Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

Biblioteca

Fonte de sabedoria,
fonte de inspiração,
para quem ler é alegria,
a biblioteca toca no coração.

Cada livro, cada folha,
cada palavra, cada coleção,
encerram conhecimento,
curiosidade e imaginação.


André Cruz, nº 3 - 12.º B

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

Seguindo a temática "Biblioteca Escolar -Uma porta para a vida",  muitos alunos responderam ao desafio de celebrar este mês dedicando um texto à Biblioteca. Parabéns a todos!
Divulgamos hoje o texto da Isabel Moreira, do 12ºA e prometemos que vamos organizar uma publicação conjunta de todos os trabalhos.

A biblioteca escolar

Fernando Pessoa escreveu um dia: “Ai que prazer/ Não cumprir um dever,/ Ter um livro para ler/ E não o fazer!”. Na verdade, todos temos essa liberdade. No entanto, não acredito que sejamos capazes de resistir a um bom livro. Sabem porquê? Porque existe a biblioteca escolar e, graças a ela, todos temos bons livros para ler, quer sejamos pobres ou ricos, bons ou maus alunos, mais cultos ou mais ignorantes.
Já alguma vez tinham pensado nisto? A biblioteca escolar é, não só um local de aprendizagem e de trabalho, mas também um espaço de lazer e de igualdade de oportunidades. Se antes esta era vista apenas como um local de silêncio, quase como um templo sagrado, só destinado a alguns, hoje a nossa biblioteca é um local de onde pulsa a vida e a descoberta, repleto de livros, revistas, jornais, filmes e computadores. É, também, um local de livre acesso a qualquer um, onde se podem passar bons momentos de lazer e também de trabalho.
Pensa bem: quando foi a última vez que foste à tua biblioteca escolar? E, se entraste lá, o que foste realmente fazer? Tens utilizado, de facto, todas as ferramentas que ela te proporciona?
Deixa-me adivinhar, não gostas de ler, não é? Se assim é, aconselho-te a dares uma nova oportunidade à nossa biblioteca e, deste modo, à leitura. Se calhar, leste um romance e não gostaste. No entanto, por que é que não tentas ler um livro de poesia? Dizer “eu não gosto de ler”, é como dizer que não gostas de carne. Podes até não gostar de frango, mas isso não implica que não gostes de todos os tipos de carne, certo? Na verdade, mesmo aqueles que gostam de ler, não gostam de todos os livros que existem.
Se pensas que ler “é maçada”, é porque ainda não descobriste o tipo de livros de que gostas. Então, não desistas! Com tanta variedade de livros que a nossa biblioteca escolar possui, é só escolher.
Não te esqueças deste cantinho que, apesar dos tempos difíceis que o país atravessa, te pode proporcionar bons momentos de sonho e liberdade.
Vá lá! É só subir as escadas! Aproveita!
                                                                                                 Isabel Moreira, 12.ºA, nº13

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mês das Bibliotecas Escolares -Trabalhos dos Alunos (Cont.)

Aquele mundo que é só nosso….

Fonte:: http://janellemccullochlibraryofdesign.blogspot.p
Observo novamente a porta e sinto que algo me chama. Será o riso do menino em “A Aia”, o barulho do caldeirão borbulhante em “Harry Potter” ou até mesmo as despedidas dos inúmeros marinheiros, antes de seguirem rumo à descoberta em “Os Lusíadas”?
Deixo-me levar e perco-me neste mar de palavras e emoções suportados apenas por duas simples folhas de cartão.
Sou interrompida por pequenos sussurros e pelo arranhar de lápis nas folhas. Reparo como tudo é tão delicado aqui dentro, como todos têm o cuidado de não “acordar” os restantes visitantes neste mundo à parte que contrasta com o ruído e agitação dos outros espaços.
Afinal, não é mesmo para isso que a biblioteca existe?


                                                                                   
                         Margarida Fontoura Matias, nº 10, 9.ºA 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Trabalhos dos Alunos

      No âmbito da celebração do mês das Bibliotecas Escolares, começamos hoje a publicar os textos criados pelos alunos, baseados na temática "Biblioteca Escolar - Uma porta para a vida".
      Agradecemos a colaboração dos professores que se disponibilizaram a incentivar e a apoiar a participação dos alunos nesta atividade.  Parabéns a todos pelos bons trabalhos conseguidos!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro - Mês da Biblioteca Escolar

Outubro, 28
Mês Internacional e Dia das Bibliotecas Escolares

Este é o mês, por excelência, das Bibliotecas Escolares que culminará no dia 28 com celebrações especiais.
A nossa biblioteca vai associar-se a estas celebrações com a realização de várias atividades destinadas aos diferentes ciclos e anos de escolaridade.
Este ano, o tema nacional proposto é bem incentivador:

Informa-te na BE ou junto do teu professor de Português.
Participa com a tua imaginação e com o teu trabalho e não te esqueças:
A Biblioteca Escolar é uma porta para a vida!

         E para que este mês seja realmente festivo, convidamos-te a iniciá-lo da melhor maneira. Aprecia esta canção (letra e vídeo):  Ode à Biblioteca

 Diverte-te e vê as portas que se abrem, quando entras numa biblioteca.