segunda-feira, 15 de abril de 2013

Encontro com o escritor Richard Zimler


RICHARD ZIMLER esteve connosco ….

        O escritor, jornalista e professor catedrático Richard  Zimler esteve no nosso Agrupamento, no dia 9 de abril.
     O encontro com alunos e professores desenvolveu-se em duas sessões muito participadas que decorreram no auditório da Escola Secundária, tendo-se verificado uma grande interação e empatia entre o convidado e todos os participantes. Os nossos alunos, apoiados pelo professor João Paulo, deram as boas vindas ao escritor com uma canção (original) de abertura e outra de despedida.
     Respondendo às inúmeras perguntas que lhe foram feitas, ficámos a conhecer os seus gostos e dificuldades, a história da criação de vários dos seus livros, a sua experiência e tempos de escrita, a sua origem numa família judia e o enorme interesse que tem pela História de Portugal, facto que lhe tem motivado muitas pesquisas e sido fonte de inspiração de alguns dos seus romances. 
    Ouvimos, com muito interesse, como O Último Cabalista de Lisboa (baseado na história do massacre dos cristãos-novos que foram queimados no Rossio em 1506) se tornou num "best-seller" , depois de ter sido recusado por 24 editoras americanas; como Ilha Teresa tem algo a ver com a história de vida do próprio autor - alguém que saiu do seu país e se integrou, com algum sentido de humor, numa nova sociedade, numa nova língua e numa nova cultura, com todos os choques que daí resultam. Explicou-nos também os laços de afetividade que o unem ao seu livro Meia-noite ou o Princípio do Mundo por ser aquele que mais tempo lhe levou a escrever (três anos e meio) e, por isso, as personagens com quem mais conviveu.
     Este encontro com Zimler serviu também para uma reflexão sobre a Língua Portuguesa pois, como nativo americano e como "English speaker", foram muito claras as dificuldades que o escritor relatou no seu esforço para aprender a nossa língua, ao mesmo tempo que exaltou junto dos alunos a importância da aprendizagem da Língua Inglesa, como instrumento privilegiado de comunicação na sociedade e mundo atuais.
     A Biblioteca Escolar congratula-se com o sucesso desta atividade e agradece à LEYA o seu patrocínio.   Foi uma excelente oportunidade para conhecermos este escritor que começou por escrever contos, muitos deles publicados em revistas americanas e que tem cativado os leitores, não só com um já vasto número de romances, mas também com a publicação de livros para crianças. 


Sem comentários:

Enviar um comentário